TECKNO-FREIO
  • Blog
  • Quem somos
  • Contato

TUDO SOBRE TRANSMISSÃO
E FRENAGEM INDUSTRIAL

CURIOSIDADES , novidades e dicas!

nosso site

União rotativa - Sabe o que é, E como funciona?

10/4/2015

1 Comentário

 
Imagem
A união rotativa (ou junta rotativa) permite a transferência de gases ou de líquidos, sob pressão ou vácuo, de um ponto fixo para um corpo rotativo. Ela é projetada, principalmente, para a passagem de ar comprimido ou fluido hidráulico para controlar embreagens ou freios. Outras aplicações incluem a transmissão de fluido de corte para máquinas-ferramentas, lubrificação de componentes e de circulação em eixo oco de água ou óleo para sistemas de refrigeração.

Normalmente são feitas de alumínio ou latão na carcaça, aço carbono no rotor, vedação padrão em carbono grafite sintético e bronze, mola em aço inoxidável.
A vedação padrão atende a vários fluidos com alto desempenho em variadas velocidades, desde que isentos de sólidos. Para fluidos com propriedades abrasivas, alta ou baixa velocidade, a vedação deverá ser em materiais com alta dureza, como carbeto de tungstênio e carbeto de silício, em composição com a cerâmica.

A mola em aço inoxidável compensa o desgaste da vedação, fazendo com que não haja vazamento com pouco tempo de uso, prolongando a manutenção.
Os rolamentos de esferas são usados entre a parte fixa e a rotativa para proporcionar rigidez ao conjunto e minimizar o ruído de funcionamento.

As uniões rotativas estão disponíveis com passagens individuais, duplas e triplas, em uma variedade de tamanhos e modelos, para se atender a maioria das necessidades. Uniões rotativas individuais, em instalação pneumática, pode ser montada com uma válvula de escape rápido em sua entrada para se obter uma saída de ar mais rápida, o que é muito interessante em algumas aplicações.

É importante que o eixo de rotação a ser instalada a união rotativa seja concêntrico para minimizar oscilação da união e do restante de conjunto de alimentação.

Imagem
Imagem


E como escolher a melhor união rotativa?

Para correta aplicação de uma união rotativa deve ser levado vários fatores em consideração. Os principais fatores:
Imagem
Caso já tenham uma união ou junta rotativa em uso e precisa substituí-la, basta apenas informar o código ou modelo que conseguimos identificá-la rapidamente. 

Além disso, pode-se fazer a manutenção e recondicionamento de uma peça usada. Depois de uma avaliação técnica, são identificados somente os componentes avariados e é feita a troca. Dessa forma, a união ficará em estado de nova com um prazo de entrega e custo menores.

Abaixo, um vídeo mostrando o funcionamento de uma união rotativa de duas vias, sendo usada na refrigeração de um cilindro.




Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!
1 Comentário
JOSÉ GABRIEL DE OLIVEIRA FILHO
26/10/2021 01:37:10 pm

Preciso de uma união rotativa para ar comprimido com bitola na entrada de ar de 1/2 npt. Peço enviar cotação. Será utilizada em um carretel para enrolar mangueira pneumática para uso em uma oficina mecânica.

Responder



Enviar uma resposta.

    Nossas redes sociais

    Todos

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.