TECKNO-FREIO
  • Blog
  • Quem somos
  • Contato

TUDO SOBRE TRANSMISSÃO
E FRENAGEM INDUSTRIAL

CURIOSIDADES , novidades e dicas!

nosso site

Freio e Embreagem Pneumático: A combinação de Segurança e Eficiência

15/6/2020

0 Comentários

 
Imagem

O conjunto de freio e embreagem pneumático consiste em uma embreagem monodisco acionada por ar e um freio monodisco acionado por molas, construídos em um único sistema, atendendendo, dessa forma, os requisitos da NR-12.
Sua construção faz com que seja impossível o acoplamento da embreagem estando o freio acionado e vice-versa. Não requer ajustes para compensar o desgaste, e a troca do material de fricção é realizado facilmente sem necessidade de desmontar a unidade.
 
Este tipo de construção se encontra amplamente provado no campo da engenharia mecânica em geral, onde grandes massas devem ser aceleradas ou desaceleradas em períodos de tempo breves. Foram desenvolvidos originalmente para aplicá-los em prensas e guilhotinas, já que devido a sua construção compacta lhe permite ser colocado em espaços reduzidos, como, por exemplo, entre o corpo da máquina e o volante.
Atualmente encontrou um vasto campo de aplicação na indústria em geral, sendo também utilizados para melhorias e retrofiting de equipamentos em uso.
 
Sua capacidade de torque é de até 45000 Nm. O furo e as abas de fixação podem ser entregues de acordo com a necessidade do seu projeto ou equipamento.
 
Apesar do material de fricção estar preparado para suportar altas temperaturas, a temperatura do cilindro não deve ser elevada durante a operação contínua, para evitar danos nas vedações.
Deve assegurar-se que as superfícies de fricção estejam completamente livres de óleos, graxas ou qualquer outro tipo de substâncias lubrificantes que possam afetar o desempenho. Em caso de contaminação com estas substâncias, realizar a imediata limpeza ou substituição do material de fricção.
Utilizar só ar comprimido filtrado e lubrificado com 1 a 3 gotas de óleo por m³
Para assegurar tempos de resposta precisos, utilizar tubulações de ar curtas, situar o pulmão de reserva o mais próximo possível e verificar que a válvula de escape rápido esteja próxima da unidade e tenha um diâmetro adequado.

0 Comentários



Enviar uma resposta.

    Nossas redes sociais

    Todos

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.